Uma verdadeira aula de humanidade e resistencia. Assim eu defino a entrevista do médico Patch Adams (aquele mesmo que foi estereotipado por Hollywood) exibida ontem (05.11.07) no programa Roda Viva da Tv Cultura.
Sem nenhum vínculo com a hipocrisia reinante, por alguns chamada de atitude politicamente correta, o Dr. Adams não fez questão nenhuma de esconder sua repugnância pelo sistema capitalista, pelos laboratórios farmacêuticos e pelo "American way'. Faltou apenas alguma pergunta sobre o sistema de saúde cubana. Infelizmente nenhum jornalista perguntou sobre, ou se perguntou foi cortado pela edição, e nós imaginamos o porquê.
Algumas idéias transmitidas na entrevista foram:
- "90% da população não pensam uma vez sequer durante os 365 dias do ano.";
- " Tenho vergonha de ser americano. Os E.U.A. é um país terrorista.";
- " Todo pensamento é positivo. Negativo é não pensar.";
- "A industria farmacêutica está comprando a Amazônia e vocês estão deixando.";
- "Enquanto as pessoas pensarem que qualidade de vida é ter uma casa confortável e um carro de último tipo, o mundo não terá salvação.";
- "O sistema capitalista levará nossa espécie à extinção.";
Vale a pena ressaltar que as frases acima não foram proferidas por nenhum "jovem inexperiente que não sabe como a vida funciona" ou por algum "excluído que por despeito critica o sistema"; elas saíram da boca de um homem com mais de setenta anos de idade, médico reconhecido internacionalmente e residente nos E.U.A., embora se envergonhe de ter nascido lá.
Parabéns ao Dr.Patch Adams. Não sei se o último, mas o outsider mais ativo da atualidade.
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário