terça-feira, 4 de dezembro de 2007

CANTO

Sexta-feira, manhã de sol, mês de novembro. Nos jardins da praia, um pássaro canta nas imediações do canal 3. Seu som é alto, não é preciso dinheiro para ouvi-lo cantar. Pode ser ouvido da avenida. Os carros, sempre imersos em seus CD Players e atormentados pelo trânsito infernal, permanecem indiferentes, mas os transeuntes demonstram interesse em conhecer o autor do surpreendente assobio.

O pássaro está em pé na areia. Tem o peito nu, a barba por fazer, o dorso bronzeado e as calças frouxas revelam os pêlos pubianos. Um homem cordial tentando restituir à natureza a alegria subtraída pela humanidade. Não dará autógrafos nem será assediado. Sua música é orgânica, contemplativa. Sua sensualidade não é fabricada por publicitários. Seu desleixo é rude, não arquitetado.

Rapidamente, o canto multiplica-se. Outros, atraídos pelo som do irmão solitário, respondem-lhe alegres e solidários. A resposta não vem da areia, nem do mar, tampouco das árvores do jardim. Vem do outro lado da avenida. De um prédio em construção. Um ninho de joões-de-barro, ou joões-de-cimento (construtores da moradia alheia), que se não prenunciam bons tempos com seus cantos ao menos nos trazem à lembrança um tempo onde as manhãs eram animadas pelos pássaros.

É um espetáculo alegre e harmônico. Da areia, o flaneur inicia o canto que encontra eco na obra. Cada qual do seu posto, um por vez, os pássaros em serviço respondem ao contato do maestro. A princípio alguns e em instantes dezenas de outros cantos são construídos paralelo ao prédio. Quando cessam, o nosso Orfeu, na areia, entoa um novo número que, como numa torcida organizada, rapidamente se propaga. Um instante fugaz de espontaneidade. Uma breve vitória da Santos sobre a $anto$, do Brasil sobre o Bra$il.

Os cantores seguem até saciarem-se. Não há jornalistas no local. A apresentação não estará nos informativos regionais, muito mais interessados em divulgar a violência e polarizar eleições do que procurar a ternura que não está perdida. O canto é deles para eles. Solidários na exclusão, na alegria e na autenticidade. A voz da massa.

Dois turistas estrangeiros divertem-se com o show. As árvores que aqui gorjeiam em nada se parecem com as de lá. Não há flashs. O espetáculo não cabe nas lentes. Os bebês que passeiam pelos jardins com avós, mães, pais e babás entram em contato com mais um canto da natureza. Ficará no subconsciente. Até quando haverá pássaros para embelezar suas manhãs?

O canário embriagado pára o canto, Baudelaire iletrado, com seus paraísos artificiais, segue cambaleante pela areia para juntar-se ao bando e deitar-se nos bancos próximos à Concha Acústica (vista como mau agouro pelos moradores dos prédios vizinhos na ocasião de sua inauguração).

Os joões-de-barro também cessam. Precisam dedicar-se à construção dos lares que nunca serão deles. Talvez tenham até sido repreendidos pelo chefe por causa da “bagunça”. Os olhos embotados de cimento e lágrimas seguem a construção cuja porta está voltada para o leste. Não tardará o dia que o alegre ninho dará lugar a um prédio cínico e silencioso na sua aparência embora cheio de alegrias, inseguranças e angústias represadas em seu interior. Imagem e semelhança de seus futuros moradores. Representante fiel de sua vizinhança.

Ao fim da tarde, nosso Ulisses ainda flanava pela cidade. Não mais cantava, falava sozinho e comia um pão despedaçado, como convém aos pássaros. Indiferente ao mundo indiferente, dirigia-se aos bares da Pompéia para molhar o bico com água que dizem que passarinhos não bebem. E, cantarolando um samba qualquer, seguiu sua odisséia. De homem e pássaro. De deus e espermatozóide.

* Publicado também no jornal "Página Dois" ( http://www.paginadois.com/conteudo.php?c=4341)

8 comentários:

Unknown disse...

"orfeu d´areia em paraísos artificiais comendo um pão despedaçado como convém aos pássaros" - PQP!

bjs

olavo dáda

Anônimo disse...

LEANDRO, pena que estamos vivendo
uma época "neste país" em que a
LEITURA esta perto do ZERO, vide
a nossa colocação (abaixo de Colômbia,Equador,etc- os quais desdenhamos,como se tivessemos
cultura atual)mas os Gumimarães Rosas,Marios de Andrade e tantos outros, mesmo ufanistas como Ari Barroso teriam orgulho de você e
de ser teu amigo como eu.
PARABENS.
Envie cópia para o Zancopé Simões
da radio Bandeirantes.Não tenho certeza, mas o e-mail deve ser:
Zancopé@band.com.br (confirme)

Abração Cara

Zilmara Dahn disse...

pois olha, esses "doces bárbaros" me chamam muito mais a atenção do que os donos de eco sport vestidos com suas pólos "grife do jacaré". Esses canários embriagados possuem lá certa poesia, uma simplicidade livre, um delírio que o homem normal e seus tributos não ousam e se enojam. São como pássaros mesmo. E a maioria não quer ninho.
Sentem até pena de nós, que pagamos IPTU, para não sermos livres.

Walmir disse...

Leandro, maravilha de conto-crônica.
Imagens fantásticas.
Surpreendente.
Paz e bom humor sempre, mano blogueiro.
Vou indicar no meu blog, aguarde.

Leonardo Machado disse...

se superou, bróder!

é aquela história, sempre há o que ser visto pra quem tem olhos pra ver.

E f***-se a indiferença.

Grande abraço!

Walmir disse...

deu-se ao prazer de umas preguiças? vim cá procurando novos posts.
Ser amigo de blogueiro é uma chatie, né? Eles se dão à liberdade de cobranças.
Paz e bem
do seu leitor Walmir
http://walmir.carvalho.zip.net

Anônimo disse...

Le amigo e querido

Qual não foi minha emoção ao ver que atingiste o patamar dos grandes, dos imortais com seu tom literário.
Este texto, na delicadeza da sua "textura", com a semântica poética e densa, que você Leandro faz com uma destreza invejável; vem nos acordar, nos tirar da inércia , da condição de robocops carbonos da mídia.
Somente você com seu olhar de borboleta que vê com um milhão de olhos e que entre um olhar e outro traça infinitos.

Klotz disse...

Maravilha!
Colocou a alma na ponta dos dedos e teclou sutilezas, ironias e contradições.