sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A VIAGEM

Todo es mentira en este mundo
Todo es mentira la verdad
Todo es mentira yo me digo
Todo es mentira ¿Por qué será?
(Manu Chao/Mentira)

Eu quero morar na cidade da propaganda.

Não é a cidade retratada pelos telejornais nem a polis de Platão nem a dos sonhos de Lynch e muito menos a de cabeça pra baixo que seduziu Raul Seixas. Esse oásis de justiça social e homens públicos esforçados em servir a população que o elegeu já existe. Moramos nela e nunca nos demos conta do nosso privilégio.

Eu quero me mudar para a cidade que a propaganda diz que é a minha. A bela cidade que dizem ser a que eu moro mesmo eu não a conhecendo.

A cidade do serviço público de qualidade com seus hospitais equipados e eficazes, seus transportes eficientes, sua política justa, suas escolas paradisíacas. A cidade dos jovens informados, da massa politizada e dos Impostos cobrados com responsabilidade e usados com transparência.

Todos nós que julgamos ser essas cidades um universo paralelo, que nunca pisamos em seus solos sagrados nem nunca desfrutamos de suas benesses, é que estamos enganados. Elas existem sim. O que vemos e vivemos todos os dias, os sofrimentos e revoltas, as injustiças e indiferenças, não passam de miragem. Ilusão de nossa imaginação pessimista. Real é o que nos diz a propaganda. Prova disso é a satisfação popular que se faz presente nas urnas em todas as eleições cujos resultados contrastam gritantemente com as lamúrias e bravatas que ouvimos durante a administração de tais benfeitores.

Já não sei mais se quem vota é o eleitor ou a pesquisa, se o real é o que eu vivencio ou a que me mostram os meios de comunicação.

Só sei é que eu não vivo e nem nunca vivi nas cidades existentes nas propagandas dos candidatos a reeleição.

4 comentários:

Leonardo Machado disse...

welcome back, brother.
Exatamente isso. Esse "platonismo" às avessas onde o ideal nunca é alcançado por quem o procura é a cidade da propaganda.
E nem é só candidato a reeleição não. Quando o país se candidata pra sediar copas, olimpiadas e demais 'eventos' cosmopolitas tbem surgem 'outras' cidades....
a gente deve ser doido mesmo.
Abraço

Walmir disse...

E todos os candidatos amam profundamente suas cidades. Fazem as mais sinceras declaracoes.
Sinto-me culpado de nao amar tanto a minha Belo Horizonte. O Lacerda, candidato do governador Aecinho de par com o prefeito Pimentel ama a cidade muito mais do que eu.
Eu sou infiel a ela. Penso em outras cidades, sou capaz de troca-la por uma outra. penso nisso muitas vezes.
mas ele ama BH muito mais.
fico pessimo com isso.
Paz e bom humor.

Zilmara Dahn disse...

Aqui em Cubatão não tem nem como fazer esse tipo de propaganda. Em tempo de eleição certas cidades são vestidas de Marylin. Já Cubatão é Macabéa. Não tem como negar. Infelizmente (ou curiosamente)o processo democrático aqui passa por intrigas, perseguições, ameaças, chingamentos,reviravoltas, alianças e mais um turbilhão de acontecimentos que nenhuma escola de roteiristas ousaria conceber.
E Macabéa fica lá...só assistindo.Esperando aquele que a levará para casa.Não importa quem...

João Feliciano disse...

Leandro, procura uma técnica de meditação havaiana chamada Ho'po'nopono. Segundo os adeptos, se você, através de meditação, eliminar do seu inconscientem todas as mazelas do mundo e, também com meditação, eliminá-las do inconsciente do resto das pessoas do mundo, o mundo será perfeito. Segundo eles, basta que uma pessoa consiga isso e pronto.... (a grosso modo é isso)
Abraço, ralé.