terça-feira, 10 de março de 2009

NEGÓCIO

A juventude da Baixada Santista é refém das univer$idades particulares e suas mensalidades.

Nos EUA, o país símbolo do capitalismo e do liberalismo, o número de universitários em universidades privadas é de 31%, na França, 11% e no Brasil, 80%. Na Baixada Santista, mais de 90%.

O velho papo de que para suprir as necessidades da região não há necessidade de abrir universidades públicas (principal argumento contra tal projeto) é furado.

MENTIRA.

Fosse verdade e as inúmeras universidades particulares da região não estariam se expandindo e enriquecendo cada vez mais.

Fosse verdade e o diploma universitário não seria praticamente requisito básico na maior parte dos empregos (Como é possível uma coisa dessas em um país com quarenta milhões de analfabetos?).

Fosse verdade e pagar mensalidades de faculdade não seria um peso para as famílias da maioria dos universitários da região.

Fosse verdade e o número de alunos que abandonam seus cursos por falta de condições de arcar com as mensalidades seria bem menor do que o que vemos.

Fosse verdade e o número de desempregados na região devido a tal falta de capacitação seria bem abaixo do apresentado.

Universidade para todos é universidade pública. O governo não cumpre sua responsabilidade com o ensino superior criando cotas para isso e aquilo nem financiando (com juros) cursos em centros universitários particulares para alguns jovens de baixa renda.

Afinal, todos nós sabemos que Universidades públicas não são só vagas, são também pesquisas, qualidade de ensino, estabilidade do professor e outros itens que nós sabemos que a grande maioria dos centros universitários não oferece.


“Educação não é negócio”, gritavam os clientes da UNI$ANTOS na porta da reitoria, indignados com os preços da mensalidade cobrados pela universidade católica. Enganaram-se. É negócio sim; e muito rentável. O setor privado de ensino chegou a movimentar o equivalente aos setores de petróleo, telecomunicações e eletricidade juntos. Prova disso é o ramo da educação no Brasil ter atraído a atenção de investidores estrangeiros com o assunto muitas vezes sendo tratado em cadernos de economia (!).


O problema da educação, quando falo de educação refiro-me à educação acadêmica, só será resolvido com a construção de escolas e universidades públicas.

O problema da educação só será resolvido quando formarmos mais professores que jogadores de futebol.

O problema da educação só será resolvido quando o congresso representar o objetivo de se construir uma nação ao invés das centenas de interesses particulares que lhe servem de motor.

O problema da educação só será resolvido quando tivermos um Estado comprometido com o cidadão e não com os empresários que financiam suas campanhas.

Onde estão os nossos deputados?

Depois que a deputada Mariângela Duarte conseguiu - apesar do veto do então governador Mario Covas e do voto contrário da bancada do PSDB - trazer a UNIFESP para a cidade de Santos (com cursos e vagas insuficientes para a região metropolitana) quase não se tocou mais no assunto como se ele estivesse resolvido.

Não está. Deputado não é eleito para ser cabo eleitoral. É eleito para lutar para que as necessidades da região sejam supridas.

O que tem mais força na câmara mais cara do mundo? A vontade do povo ou os interesses das faculdades particulares?

Quem elege os deputados? A população formada em sua maioria por pessoas sem condições de cursar instituições privadas ou os mercadores do ensino?

Uma região não progride com arranha-céus, shopping centers, tv digital ou túneis; o que traz o verdadeiro progresso é a formação de cidadãos e isso só é possível com ensino de qualidade* para todos. Gratuito.

Com a palavra (na câmara, não nos palanques) os nossos parlamentares.


* A qualidade do ensino superior no País já foi tratado anteriormente no texto “Tesouros da juventude ( http://mandandobrasa.blogspot.com/2007/07/tesouros-da-juventude.html )

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossos deputados e vereadores,estão
no rolo, para se locupletar, como dizia
o nobre "Justo Veríssimo".Ou voces
ainda acreditam que existe partido bem
intencionado.
OH! Pátria Amada Idolatrada Salve,Salve
Salve-se quem ainda puder

Os incomodados que se mudem, senão
continuem no maior Hospicio ou Circo
dos Horrores do mundo.
Os preços mais altos, os juros mais altos,
os impostos mais altos, contra os piores
serviços,piores salários, os menores prazos
de emprestimos.
E tem gente que se ufana disto.
Viva o Corinthians,o Caranaval e o Lula

Douglas Roberto De Nardis

Walmir disse...

Mano blogueiro,
pior é que os parlamentares são é representantes dos financiadores de campanha.
A maioria enormíssima formada por uns estrepes do diabo, comedores de despacho, fidumas porcas com perdão das porcas.
Paz e bem, mano